quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tabaski

 

O Aid El Kebir, significa literalmente a grande festa, é a festa mais importante do islão.

Aqui no Mali, bem como no Senegal ou Mauritânia é apelidado de Tabaski.

Segundo a história a festa Aid El Kebir comemora a subserviência de Ibrahim (Abraão) a Deus, que lhe ordenou o sacrifício do seu filho Ismael. A não hesitação de Abraão em sacrificar o seu filho Ismael para mostrar a sua submissão a Deus é para os muçulmanos o modelo do crente, sendo assim o primeiro muçulmano e o mensageiro de Deus. A mensagem do profeta Maomé regressa às tradições de Abraão e é por isso que os muçulmanos celebram o Aid El Kebir.

Este pequeno resumo de uma passagem do Velho Testamento representa então a maior celebração anual para os muçulmanos, nesta data termina também o Hadj, a peregrinação anual a Meca.

É então dia de Tabaski hoje aqui no Mali. Dia de grande fervor religioso. Para nós é apenas uma curiosidade, meio estranha, tanto como o dia de Natal para as pessoas daqui.

Na prática a influência deste dia na nossa estadia é um feriado, aproveitado para o lazer e o convívio.

Amanhã vou a Léré. Vou fazer todo o traçado da nossa estrada. A partir do hotel ir e vir representa perto de 400 km, vamos ver se dá para ir e voltar no mesmo dia…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem os que passam

Tem os que passam, de Alice Ruiz "Tem os que passam e tudo se passa com passos já passados tem os que partem da pedra ao vidro deixam t...