domingo, 23 de novembro de 2008

Mauritânia de A a Z

a. Areia. Está presente em todo o lado. Tempestade de areia. Água. Aprendemos a dar valor à água. Sem ela não há vida.
b. Barco. É como passamos para o Senegal. Bakel. Cidade no Senegal, onde vamos às sextas, beber cerveja. Burros. São milhões aqui. Brousse. Zona semi-desértica onde nos encontramos.
c. Carros. Em Selibaby quase todos, são Mercedes. Cabras. Penso que são maioritárias na Mauritânia. Cerveja. Fazemos cerca de 100 km para beber uma. Chá. Aqui bebe-se chá umas dez vezes por dia…
d. Deserto. A maior parte da Mauritânia pertence ao deserto do Sahara. Diagili. Cidade junto ao rio Senegal. 95% dos habitantes têm nacionalidade francesa. Quase todas as casas têm painéis solares.
e. Exército. Só ultrapassados em número pelos polícias.
f. Fleuve. O rio Senegal é o único da Mauritânia. Chamam-lhe simplesmente, fleuve.
g. Garage. Local onde se apanham os transportes, aqui constituídos por jipes, normalmente de caixa aberta e apelidados de Taxi brousse. Gouraye. Término da nossa estrada. Fica junto ao rio Senegal, na fronteira com o Senegal. Local onde passamos a fronteira.
h. Hassanian. Uma das etnias do país. São os mouros. Detentores do poder.
i. Irmãos. Aqui todos têm pelo menos 10.
j. Jardin. Nome para a nossa horta.
k. Karakoro. Oued que faz a fronteira com o Mali. Kaédi. Local da base da Tâmega. Primeiro estaleiro onde estive. Onde termina o asfalto.
l. Lei. Aqui existe apenas uma ideia do que isso seja.
m. Mali. País vizinho. Fica a cerca de 50 km daqui. Mballou. Montanha a cerca de 20 km de Selibaby.
n. Nouakchott. Capital. Local onde habitam cerca de 1/3 dos mauritanos.
o. Oued. Curso de água. Difere de um rio, porque não tem nascente. Só tem água na época das chuvas. Ovelhas. Há milhões por aqui. Ouguya. Moeda local.
p. Polícia. Omnipresente. Há muitos e por todo o lado. São normalmente simpáticos connosco. Pular. Uma das etnias do país. Peace Corps. Americanos, jovens, idealistas. São nossos amigos. Cerca de cem na Mauritânia. Pá e Pica. Como se abrem valas aqui. Pó. Só pára na altura das chuvas.
q. Qualquer ocasião é boa para matar um carneiro, por aqui tudo se festeja desta forma.
r. Radier. Forma de as estradas atravessarem linhas de água. Difere de uma ponte porque não tem pilares. A água passa por cima. Rãs, são milhões, nunca vi nada assim.
s. Soninke. Uma das etnias do país. Selibaby é terra soninke. Senegal. País vizinho, fica a cerca de 50 km daqui, já lá fui mais de 50 vezes. Selibaby. Capital da província de Guidimakha, onde fica a nossa base.
t. Táxi Brousse. Transportes públicos na Mauritânia. Toyota. Os 4x4 são quase todos desta marca.
u. Ultimo modelo de telemóvel. As pessoas podem não ter casas, mas têm os telemóveis mais recentes, bem como parabólicas e TV’s…
v. Vacas. Milhões por aqui.
w. Wolof. Uma das etnias do país. Maioritária no Senegal. Walli. Governador.

x. Xisto. A maioria dos montes aqui é de xisto.
y. Yacoub. Nome do nosso Eng. De Ambiente.
z. Zénégué. Localidade a 10 km de Selibaby.

Um comentário:

Tem os que passam

Tem os que passam, de Alice Ruiz "Tem os que passam e tudo se passa com passos já passados tem os que partem da pedra ao vidro deixam t...